Em 1978 em parceria com a ex-FSESP, hoje FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, o município de Orleans começou a implantar o Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário de nossa cidade. Atualmente toda a margem esquerda do Rio Tubarão em Orleans possui rede coletora de esgoto sanitário com tratamento em 2 (duas) lagoas com capacidade para 12 milhões de litros. São mais de 4.000 famílias beneficiadas.
O SAMAE tem como meta universalizar a cobertura do serviço de coleta e tratamento de esgoto em todo o perímetro urbano da cidade. Recentemente, Orleans avançou em infraestrutura de saneamento e, agora, está próxima de alcançar 100% de cobertura para coleta e tratamento de esgoto, colocando-se entre as poucas cidades brasileiras com esse índice elevado.
Outro diferencial de Orleans é a instalação de redes de água e esgoto em novos loteamentos antes mesmo da ocupação das residências, o que é considerado uma prática exemplar de saneamento básico. Essa abordagem preventiva assegura que a cidade esteja preparada para o crescimento urbano, minimizando futuros impactos ambientais e de saúde pública relacionados à falta de saneamento adequado.
Essas ações refletem a busca contínua por um sistema de saneamento robusto e sustentável, consolidando Orleans como uma cidade pioneira em saneamento básico no Brasil.